sábado, 29 de março de 2008

APROGEO- SP

O Geógrafo e o Mercado de Trabalho

Caro geógrafo,

O mercado de trabalho para o geógrafo é amplo; nossa formação generalista nos dá uma visão horizontal e uma facilidade para lidar com as escalas que nenhum outro profissional tem. Porém enfrentamos um problema profissional que nos joga num círculo vicioso: o geógrafo não é conhecido, os que contratam não conhecem o que faz um geógrafo e por isso quando precisam de um profissional não solicitam um geógrafo e assim ficamos cada vez mais esquecidos, ficando apenas o campo da educação para licenciados e bacharéis... A cada dia perdemos espaço para arquitetos, gestores ambientais e engenheiros ambientais. Isso é fato. Até agora não tínhamos quase nenhuma representatividade dentro do nosso conselho, o CREA, e isso fez com que o geógrafo ficasse cada vez mais suprimido, esmagado. Mas exatamente por acreditar no potencial do geógrafo e por acreditar que essa situação pode ser modificada, um grupo de geógrafos desligados da AGB criou a APROGEO – Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo.
A Aprogeo está há 3 anos trabalhando voluntariamente por você, geógrafo, e vem conseguindo alguns resultados, sendo o mais importante o cadastro da Associação no CREA. Isso significa que agora os geógrafos terão uma voz dentro do Conselho. A Aprogeo tem trabalhado para conseguir vagas para geógrafos nos concursos públicos e também para proteger os interesses da classe profissional perante os arquitetos e outros profissionais. Os próximos passos serão: a reativação do site para que seja uma meio de divulgação da profissão e aproximação dos profissionais. E também a produção de material informativo (marketing profissional) para divulgar a profissão em setores que temos maiores chances, como por exemplo, as prefeituras e empresas de consultoria.
A Aprogeo tem conseguido avanços, mas a Associação precisa de apóio para continuar viva e atuante. Como qualquer outra instituição a Aprogeo precisa de associados para participar de suas atividades e principalmente para sustentar essa associação. Os 8 membros diretores trabalham voluntariamente doando parte de seu tempo para trabalhar em prol de toda uma classe profissional, mas a Associação precisa crescer, precisa de suporte para conseguir seus objetivos, temos gastos com contador, com registro de documentos em cartório, com impostos, etc. e precisamos de material informativo para divulgar o profissional, por isso é tão importante a associação de bacharéis e estudantes, para que essa associação continue trabalhando por nossos interesses, pela divulgação de nossa profissão e pela reconquista do nosso mercado!
Contate-nos (aprogeosp@aprogeosp.org.br), participe da lista de discussões (cadastre-se enviando um e-mail para aprogeosp-subscribe@yahoogrupos. com.br) e de nossas reuniões e atividades! Torne-se um associado! O geógrafo só tem a ganhar!!!!
Em breve estaremos nos empenhando para recolocar nosso site no ar e divulgar as datas de nossas reuniões, assim como nossas atividades e outras informações de interesse ao geógrafo!

Um grande abraço a todos!

Cassiele A. Moraes Chagas
Geógrafa – Pref. de Osasco
Secretária da APROGEO – SP
msn: cassielechagas@ hotmail.com
skype: cassiele_chagas
tel com.: 36529302
cel: 82048492

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...