terça-feira, 18 de março de 2008

Mestrado em Geografia da UFBA

Bourdieu e a Geografia: Uma abordagem teórico-metodológica

O Mestrado em Geografia da UFBA estará inscrevendo, na próxima semana, os interessados no curso de extensão "Bourdieu e a Geografia: Uma abordagem téorico-metodoló gica", que será ministrado pelo Professor Doutor Eberhard Rothfuss, da Universidade de Passau, com a colaboração do Professor Doutor Angelo Serpa, do MGEO-UFBA, nas tardes dos dias 26 e 27 de março de 2008 (quarta e quinta-feira) , no Auditório Yeda de Andrade Ferreira, do Instituto de Geociências da UFBA.

Conteúdo do Curso: A teoria social do sociólogo francês Pierre Bourdieu representa um arsenal teórico-conceitual fundamental, que pode dialogar com as teorias e conceitos geográficos, em especial quando se trata de uma abordagem cultural no campo da Geografia. Baseado em trabalhos de campo no cone sul do continente africano, busca-se aprofundar teorias e conceitos de Bourdieu, operacionalizando- os a partir da análise dos estudos de caso propostos, objetivando- se assim fornecer subsídios para os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de graduação e de mestrado no campo da Geografia na Universidade Federal da Bahia. Objetiva-se também aprofundar a discussão sobre a utilização de métodos qualitativos, a partir dos trabalhos de levantamento de campo e interpretação dos dados obtidos na Namíbia, em pesquisa realizada sobre os limites e possibilidades do Etno-turismo naquele país.

São 80 vagas para estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria do MGEO-UFBA (sala 305C do IGEO), entre 17 e 20 de março de 2008, com a entrega da ficha de inscrição preenchida. Serão emitidos certificados de participação para aqueles que freqüentarem as seis horas da atividade.

maiores informações www.posgeo.ufba.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...