quinta-feira, 17 de abril de 2008

SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GENERO 8

O Seminário Internacional Fazendo Gênero, em sua oitava edição, contará com um espaço para discutir as questões de Gênero na Amazônia, através do Simpósio Temático: GENERO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO: UM DEBATE NA AMAZÔNIA, organizado pela Profª Drª. Maria das Graças Silva Nascimento Silva , Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e as Relações de Gênero -GEPGENERO-UNIR , pela Profª. Drª Rosa Ester Rossini NEMGE-USP e pelo Prof. Dr. Josué da Costa Silva Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Modo de vida Amazônico- GEPCULTURA,- UNIR . O Seminário Internacional acontecerá no período 25 a 28 de agosto de 2008 na Universidade Federal de Santa Catarina, cidade de Florianópolis.



O Simpósio Temático:



GENERO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO: UM DEBATE NA AMAZÔNIA.

Na 4ª Conferência Mundial das Nações Unidas para a Mulher, ficou estabelecida como estratégia mundial a promoção à igualdade de gênero, como objetivo fundamental para o alcance do desenvolvimento social e econômico. Esta decisão se baseou no fato de que os esforços de desenvolvimento não haviam enfocado às causas de subordinação das mulheres e assim falhado ao não propiciar impacto significativo sobre as desigualdades de gênero. Não se tem como conceber o desenvolvimento de uma sociedade dissociado dos atores que nela vivem, conhecedores de suas dificuldades, carências e também de suas potencialidades.

No novo debate acerca do desenvolvimento há um reconhecimento de aspectos não incluídos no pensamento econômico convencional. Estabeleceu- se uma importante área de análise, que gira em torno da terminologia "capital social". Um dos enfoques desta área de análise é a relação entre cultura e desenvolvimento, por se tornar num vasto campo de grandes potencialidades, uma vez que existem múltiplos aspectos na cultura de uma comunidade que podem contribuir para seu desenvolvimento econômico e social. Em se tratando de Amazônia, o início do Século XXI traz à tona os grandes projetos desenvolvimentistas de alta capacidade de impacto sócio- ambientais e que possuem dificuldades de inserir ou pensar alternativas que assegurem a manutenção de culturas, modos de vidas, valores e saberes das mulheres e populações tradicionais no contexto amazônico. Com o presente simpósio pretendemos discutir e refletir como as questões de cultura e de desenvolvimento perpassam as relações de gênero na região amazônica, nos diversos aspectos que permeiam as relações sociais, como: Educação, Trabalho, Saúde, Política, Geração, Sexualidade, Religiosidade, Meio Ambiente e outros onde além de aprofundar o debate a respeito das relações de gênero, procuraremos construir condições para o estabelecimento de parcerias com instituições e pesquisadoras/ es para o desenvolvimento de nos campos científicos e sociais no contexto amazônico.

CONVOCATÓRIA PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO SIMPÓSIO TEMÁTICO



Poderão apresentar trabalhos, sob a forma de Comunicação Oral, doutoras/es, mestres, estudantes de pós-graduação e graduadas/os. Para tanta, deverão encaminhar a ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do resumo do trabalho, com até 250 palavras, em fonte Times New Roman, espaçamento simples, tamanho 12 e 3 (três) palavras –chave e enviar para o endereço eletrônico: fazendogenero8@ gmail.com . Cada proponente deverá inscrever apenas um trabalho e poderá indicar uma segunda opção de ST. No qual o trabalho proposto poderia ser também apresentado. O prazo para envio de inscrições encerrará no dia 05/05/2008 e a partir do dia 19 de maio será divulgada a lista das comunicações orais aprovadas pel@s coordenador@ s dos ST, com o envio das cartas de aceite pela secretaria do evento. Os trabalhos completos, para publicação em CD Room dos Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, deverão ser enviados até 25/06/2008.

Maiores informações consultar o site:


http://www.fazendogenero8.ufsc.br/inscricoes.html.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...