sábado, 26 de julho de 2008

Simpósio pernambucano movimenta as Ciências Cartográficas e Tecnologias da Geoinformação do país

Estão abertas no site http://www.ufpe. br/cgtg/simgeo/ as inscrições para o “II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação” (II Simgeo). O Simpósio é uma realização técnico-cientí fica da Universidade Federal de Pernambuco através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.

O II Simgeo, que ocorrerá 8 a 11 de setembro no Mar Hotel (Boa Viagem/Recife) , vai discutir os desafios que o país enfrenta para gerir seu espaço e aproveitar melhor os seus recursos naturais, apresentando o potencial das tecnologias modernas vinculadas à informação geoespacial no contexto de estudos e aplicações em geociências, engenharias e meio ambiente. Propostas e análises serão apontadas e discutidas por representantes importantes de várias instituições nacionais e internacionais, envolvendo aspectos relacionados com Sistema de Posicionamento Global (GPS), Imagens de Satélite de Alta Resolução, Sistemas Sensores “Laser Scanner” e “Radar”, Tecnologias Integradas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento e Cadastro Técnico Multifilinatá rio.

Segundo o presidente da comissão organizadora do II Simgeo, professor Admilson Pacheco, a finalidade do simpósio é proporcionar o intercâmbio técnico-cientí fico das Ciências Cartográficas e Tecnologias da Geoinformação entre as diferentes instituições de pesquisa e ensino público e privado do Brasil, contribuindo de forma integrada com órgãos e empresas para a intensificação do desenvolvimento científico no âmbito regional e nacional.

Serão três mini-cursos, quatro conferências internacionais, sete workshops, duas mesas-redondas, sessões técnicas orais, apresentação de pôsteres, exposição tecnologias da geoinformação e show case que prometem fazer do II Simgeo uma grande oportunidade para discutir o futuro das áreas de geodésia, cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento em estudos de geociências, engenharias e meio ambiente. O professor Pacheco destaca o pioneirismo do Simpósio. “O II Simgeo será um marco para a Geoinformação no país, favorecendo o surgimento de pesquisas de inovação tecnológica, enriquecendo a formação de alunos de graduação e pós-graduação e possibilitando o surgimento de novas cooperações internacionais e nacionais na área das Ciências Cartográficas no Brasil”, comentou, ressaltando o apoio concedido ao evento pela UFPE, Petrobras, Facepe, Capes, IBGE, Incra, Compesa, Copergás, Condepe/Fidem, Crea-Pe e Mundogeo. Mais informações
http://www.ufpe.br/cgtg/simgeo/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...