quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mestrado em Estudos Populacionais da ENCE/IBGE

A Escola Nacional de Ciências e Estatísticas (Ence) abre inscrições parao mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. As inscrições são gratuitas e serão oferecidas até 30 vagas. A Ence é uma Instituição Federal de Ensino Superior (gratuito), que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com excelência comprovada.As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro pelo correio ou na secretaria acadêmica da ENCE, localizada rua André Cavalcanti, 106 sala 105, Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Mais informações pelos telefones (21) 2142-4691 e 2142-4696, pelo email cpgence@ibge. gov.br e pelo endereço eletrônico http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado.

O mestrado da Ence tem quatro linhas de pesquisa: Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas; Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos; Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; e Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo. O cursooferece um sistema de bolsas de estudo (CAPES e IBGE) aos alunos que se dedicarem em tempo integral, sem vínculo empregatício de qualquer natureza, por ordem de classificação na seleção.

O processo de seleção é composto por três fases com caráter eliminatório. As provas acontecem em 1º de outubro, com teste de inglês pela manhã. Na parte da tarde, será realizada uma avaliação de conhecimentos gerais dos candidatos, com provas de interpretação de texto e conhecimentos básicos de matemática em nível de ensino médio. Na terceira e última fase será feita uma análise e avaliação da documentação, além de entrevista oral.

Os documentos necessários são: ficha de inscrição (disponível na página da ENCE); currículo resumido (máximo de cinco páginas ou, preferencialmente, Currículo Lattes); certificado de conclusão e histórico escolar da graduação ou pós-graduação; apresentação da candidatura (texto elaborado pelo candidato sobre o significado do mestrado em sua trajetória educacional e profissional e as razões que o levaram ao curso de no máximo três páginas de 30 linhas, fonte Arial 12 pt, espaço 1,5) e pré-projeto de pesquisa/dissertaçã o com o tema de interesse para desenvolvimento dentro das linhas de pesquisa do programa de mestrado (deve constar título, objetivos, justificativa, metodologia, fonte de dados, resultados esperados e bibliografia em texto de quatro ou seis páginas com 30 linhas, fonte Arial 12 pt, espaço 1,5).

O curso de mestrado da Ence insere-se na área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, dentro da área específica de Demografia/Planejam ento urbano e regional, com nota 4 no sistema de avaliação da instituição (numa escala de 1 a 5).

Comunicação Social do IBGE
08 de setembro de 2008

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...