quarta-feira, 29 de abril de 2009

Curso Avançado de Agrofloresta na Fazenda São Luiz-SP

Curso Avançado de Agrofloresta
com Ernst Götsch 
na Fazenda São Luiz

07 a 10/05/09


Dirigido para pessoas que já conheçam e pratiquem agrofloresta, que tenham como objetivo aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências com outros produtores e/ou extensionistas agroflorestais. 

Tópicos do Curso:
1.     Diagnóstico e avaliação de agroflorestas em diferentes estágios
2.     Práticas de manejo com capina seletiva, poda e picagem da biomassa
3.     Estratificação das plantas na evolução do sistema 
4.     Sucessão
5.     Observação e entendimento das funções das plantas e dos seres vivos na sucessão
6.     Planejamento e funções de consórcios e entidades agroflorestais
7.     Trocas de experiências dos participantes
8.     Apresentação de experiências dos participantes interessados em compartilhar

 

Chegada: dia 06/05 a partir das 17:00 ou no próprio dia 07/05
Início: dia 07/05 ás 8:30
Término: dia 10/05 ás 15:00
Ernst Götsch é um agricultor pesquisador suíço, radicado no Brasil há mais de 20 anos. Iniciou áreas experimentais de Sistemas Agroflorestais em sua fazenda, na zona cacaueira da Bahia, numa terra considerada totalmente improdutiva e transformou essa área numa das terras mais produtivas de toda a Mata Atlântica. Conseguiu reflorestar mais de 300 ha de áreas degradadas em florestas altamente produtivas, sem utilizar adubos químicos ou agrotóxicos, levando ao ressurgimento de 17 nascentes. 
Sua visão pioneira da evolução e função das espécies, bem como os princípios de seus sistemas, é aplicável em qualquer ecossistema e constitui uma referência internacional no desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais - uma nova visão de agricultura que reconcilia o ser humano com o meio ambiente. É uma referência no assunto e mi nistra cursos e consultorias no Brasil e no exterior formando muitos profissionais.

A Fazenda São Luiz desenvolve sistemas agroflorestais desde 1997, já contando com aproximadamente 10 hectares de agroflorestas em diferentes idades. Na Fazenda é desenvolvido o Projeto Arte na Terra de educação ambiental que trabalha com grupos usando como material pedagógico a agrofloresta, o patrimônio histórico da fazenda, a vida rural de produção agropecuária e o ambiente natural que conta com cachoeiras, trilhas em matas ciliares e no cerrado. A Fazenda é também a sede da Ong Mutirão agroflorestal cuja missão é a difusão da agrofloresta, e já organizou diversos mutirões agroflorestais para plantios e manejos. Este é o quinto curso de agrofloresta com o Ernst Götsch promovido na fazenda. VAGAS LIMITADAS!
Local: Fazenda São Luiz - localizada entre os municípios de São Joaquim da Barra e Morro Agudo, região nordeste do Estado de São Paulo, a 80 km d e Ribeirão Preto. 
www.fazendasaoluiz. com 
*As indicações de acesso serão enviadas junto com a confirmação da inscrição. 
Investimento: 
Curso Avançado - 4 dias: R$ 480,00 por pessoa
- Inclui todas as refeições, em fogão á lenha e com cardápio agroflorestal, e estadia nos alojamentos da fazenda (um feminino e um masculino com capacidade para 20 pessoas em cada). 
- O pagamento pode ser facilitado em até 3 vezes.

Inscrições:
As inscrições devem ser realizadas por e-mail e com o depósito de R$ 150,00 em conta corrente com comprovante de pagamento scaneado. O restante deverá ser pago no curso. O pagamento da inscrição garante a vaga no curso.
E-mail: denise@fazendasaoluiz.com (por favor indique o interesse pelo cur so básico ou avançado) Tel.: (16) 3859-8006 com Denise e Rodrigo Promoção: Fazenda São Luiz e Mutirão Agroflorestal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...