terça-feira, 14 de julho de 2009

Seminário Centro Celso Furtado

Chamada de Artigos - Seminário Centro Celso Furtado
Seminário Internacional
Desenvolvimento Regional do Nordeste
Por ocasião do cinquentenário da criação da SUDENE o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e a Universidade Federal de Pernambuco organizam o Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento Regional do Nordeste, de 13 a 16 de outubro em Recife, no Centro de Convenções da UFPE. Para além do Seminário Internacional, reunindo grandes especialistas nacionais e estrangeiros de desenvolvimento regional, um vasto leque de manifestações culturais vai mobilizar os nordestinos para a importância de uma verdadeira política regional, onipresente na obra e ação pública de Celso Furtado.
Apoio: Banco Nacional do Nordeste, Sudene, Fundação Joaquim Nabuco
Associados patrocinadores do Centro Internacional Celso Furtado: BNDES, Petrobras, Eletrobrás, Caixa Econômica Federal.
Chamada de Artigos
Prazo final para submissão de propostas de artigos: 02 / 08 / 2009
Leia com atenção todo o texto dessa página, pois ao enviar seu artigo o autor declara ter pleno conhecimento de todas as regras que regem a submissão e seleção de artigos para o evento.
1. PÚBLICO ALVO:
Pesquisadores, alunos de curso de pós-graduação (mestrado e doutorado).
2. ÁREAS DE INTERESSE
Economia Regional do Nordeste, Desenvolvimento Regional, História da Região Nordeste.
3. SUBMISSÃO DO ARTIGO E SISTEMA DE SELEÇÃO:
Cada candidato deverá enviar um resumo de seu artigo de uma página (na mesma formatação exigida para a versão final do artigo descrita abaixo) para o comitê de seleção do seminário indicando na folha de rosto: a mesa à qual o artigo está sendo submetido, o tema de interesse, o título do artigo, o nome completo do(s) autor(es), minicurrículo( s), o endereço postal e eletrônico, o telefone e fax do primeiro autor (ver lista de mesas e temas em anexo).
O sistema de seleção será de Blind Review (anonimato). As informações sobre o(s) autor(es) deverão constar apenas na folha de rosto, ficando o artigo livre de qualquer indicação que permita o reconhecimento do seu autor. Se houver identificação de autor no corpo do texto, o artigo será imediatamente reprovado.
A submissão será feita por meio eletrônico através do site do Centro Celso Furtado. Cada autor pode submeter, no máximo 2 artigos, sejam eles em coautoria ou não, sendo que cada artigo só pode ser submetido a uma mesa.
4. ENTREGA DO ARTIGO E FORMATO:
O julgamento das propostas de artigos será feito entre os dias 3 e 7 de agosto de 2009 sendo o resultado da seleção informado aos autores tanto na página do seminário como por correio eletrônico. A partir desta data os autores selecionados terão até o dia 27 de setembro de 2009 para entregar a sua versão final por meio eletrônico. Desta versão deve constar uma folha de rosto com o título do artigo, resumo de aproximadamente 200 palavras (em português e inglês) e palavras-chave que representam o conteúdo do artigo.
O artigo deve seguir as seguintes especificações de formato: Processador de textos: Word. Fonte: Times New Roman. Tamanho da letra: 12 (doze). Formato: A4. Espaçamento 1,5. Margens padrão (2,5 cm). Máximo de 25 páginas, mínimo de 10 páginas (incluindo folha de rosto, bibliografia e apêndices).
5. APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS NO SEMINÁRIO:
Os trabalhos selecionados para o encontro serão apresentados em sessões divididas em 4 mesas nos dias 13 e 14 de outubro de 2009. Caberá à organização do encontro definir a distribuição dos trabalhos nas diversas sessões do evento. O autor do trabalho (ou apenas um dos autores no caso de coautoria), não residente no Recife, mas residente no Brasil, terá suas despesas com transporte e acomodação em Recife para participar e assistir ao Seminário Internacional Desenvolvimento Regional do Nordeste, pagas pelo Centro Celso Furtado.
Os artigos selecionados serão publicados nos anais eletrônicos do encontro, distribuídos aos participantes do evento, além de serem disponibilizados para consulta na página do Seminário Internacional.
Questões omissas neste edital serão decididas pelo Centro Celso Furtado.
CRONOGRAMA
Início da chamada de artigos: 01 / 07 / 2009
Abertura das inscrições e envio das propostas pela internet: 15 / 07 / 2009
Prazo final para submissão de propostas de artigos: 02 / 08 / 2009
Análise do Comitê: de 03 a 07 / 08 / 2009
Divulgação do resultado: 07 / 08 / 2009
Prazo final para envio dos artigos completos: 27 / 09 / 2009
Apresentação no encontro: 13 e 14 / 10 / 2009
Participação no Seminário Internacional: 14 e 15 e 16 / 10 / 2009
ANEXO
Mesas e temas
Mesa 1
O Nordeste segundo Celso Furtado
Balanço da Sudene: revisitando a fantasia desfeita
O Nordeste na formação histórica brasileira
Mesa 2
Estado e instituições públicas no Nordeste
O Nordeste no federalismo brasileiro
Elite política e partidos políticos no Nordeste
Mesa 3
Desenvolvimento local no Nordeste
Novas propostas para o desenvolvimento do semi-árido
A questão ambiental nordestina
Estrutura produtiva e desenvolvimento do Nordeste
Mesa 4
Movimentos sociais no Nordeste
O Nordeste na integração sul-americana
Cultura e desenvolvimento do Nordeste
Inovação e desenvolvimento do Nordeste
Contatos:

Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

Avenida República do Chile, 100 - subsolo 1, salas 15-17 - Centro

CEP: 20.031-917 - Rio de Janeiro – RJ

Tel: 21-2172-6312
Fax: 21-2172-6314

Veja este edital e mais detalhes do Seminário Internacional Desenvolvimento Regional do Nordeste no site do Centro Celso Furtado

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...