sexta-feira, 23 de abril de 2010

Brasil e China definem política para distribuição global de dados geoespaciais

      Durante o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hu Jintao, que aconteceu em Brasília no dia 15 de abril, Brasil e China reafirmaram o desejo de expandir a cooperação na área espacial.

      Foram anunciados quatro memorandos de entendimento durante a cerimônia em que o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers, na sigla em inglês) foi destacado como um dos programas de cooperação tecnológica e científica mais bem-sucedidos entre países em desenvolvimento.

      Um dos memorandos define a política de dados Cbers, tornando global a distribuição gratuita de suas imagens. Firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Chinês para Dados e Aplicações de Satélites de Recursos Terrestres (Cresda), o documento visa a fortalecer a cooperação entre os dois países na utilização pacífica da tecnologia espacial, ao mesmo tempo em que consolida o Programa Cbers como um importante instrumento para a cooperação internacional.

      Na segunda-feira (19/4), na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP), foi assinado o memorando de entendimento que torna global o Programa Cbers, por Gilberto Câmara, diretor-geral do Instituto, e Xu Wen, presidente do Cresda.


Fonte: http://www.mundogeo.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...