sábado, 17 de julho de 2010

Curso do Inpe transforma imagens de satélites e tecnologias espaciais em recurso didático

Professores de todo o Brasil participam do curso Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente, de 19 a 23 de julho, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

Ao aprender a utilizar imagens de satélites como recurso didático, os participantes do curso – cerca de 40 professores do ensino fundamental e médio – devem contribuiur para disseminar o conhecimento em tecnologias espaciais.

O sensoriamento remoto é hoje considerado ferramenta imprescindível na prevenção ao desmatamento e no apoio à previsão de safras agrícolas, entre outras aplicações, e pode auxiliar o ensino de várias disciplinas, como geografia, ciências, física, química e história.

Por meio de aulas teóricas e práticas sobre tratamento de imagens de satélites, cartografia e geoprocessamento, o curso apresenta aos professores os fundamentos da tecnologia espacial e suas aplicações na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas.

As aulas destacam ainda as aplicações em meteorologia, explicando como a tecnologia espacial é importante no estudo de fenômenos atmosféricos e mudanças climáticas, passando por noções de monitoramento e previsão de tempo.

Também estão previstas práticas de campo, com conceitos sobre o sistema de posicionamento global GPS, e a apresentação do Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica através de Imagens de Satélites, material produzido pelo Inpe para educadores.

A programação completa do curso já está disponível.

Fonte: www.mundogeo.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...