terça-feira, 19 de outubro de 2010

urbânia 4

Projeto editorial

Urbânia 4 é uma revista sobre projetos de cidades. Muitas cidades crescem e se transformam sem que alguém tenha pensado em seu projeto, no entanto, diversas foram as oportunidades em que indivíduos e coletivos se debruçaram sobre a possibilidade de projetar novas cidades, modelos de espaço urbano comprometidos com modelos sociais e culturais.
A cada edição a revista Urbânia tem um formato diferente e neste quarto número ela assume a forma de um website, instaurando um processo colaborativo de publicação e reforçando uma lógica de projeto, como as cidades estudadas – passíveis de constante reformulação. O arquivo do website urbania4.org será organizado em três seções, tomando emprestada a estrutura do manuscrito de Constant Nieuwenhuijs, New Babylon – Esboço para uma cultura, 1963-65, que apresentava o projeto da cidade New Babylon de três modos: “modelo de sociedade e cidade” (textos), “atlas” (imagens – maquetes, desenhos) e  “crítica cultural radical” (a contraposição do modelo vigente de cultura com a cultura imaginada por Constant).
Ao reunir diferentes projetos a revista Urbânia 4 se propõe a investigar onde se localizam as utopias hoje, de modo a estimular a construção coletiva de um outro imaginário, de uma outra cidade. O projeto editorial busca refletir sobre o que as cidades poderiam ter sido e, fundamentalmente, o que ainda podem se tornar.
A primeira atividade deste projeto editorial será um conjunto de debates presenciais entre os dias 21 e 30 de outubro de 2010 no Centro Cultural São Paulo. Compareça e colabore com a construção da revista!
Projeto editorial Graziela Kunsch e Paulo Miyada
Projeto gráfico Vitor Cesar
Programação do website Roberto Winter

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...