quinta-feira, 3 de março de 2011

Indígenas denunciam impactos da Usina de Belo Monte durante viagem a Londres



Portal Amazônia, com informações do G1

BELÉM – Três indígenas da Amazônia, em viagem a Londres, na Inglaterra, afirmaram que a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte causará destruição, inundações e o deslocamento de milhares de pessoas. O trio de lideranças denunciaram, neste terça-feira (1), esses e outros impactos que a obra da terceira maior hidrelétrica do mundo pode causar no rio Madeira, afluente do rio Amazonas. As informações são da France Presse e G1.

A representante da tribo Juruna, Sheyla Yakarepi Juruna, no rio Xingu, no estado do Pará, os nativos da região têm sido desrespeitados. "Estamos aqui para mostra à comunidade internacional que não nos escutam e que o governo brasileiro está violando seriamente nossos direitos", declarou. 

Além dela, estão na capital britânica ainda Almir Narayamoga Surui, líder da tribo Surui na região do rio Madeira, no estado de Rondônia, e Ruth Buendía Mestoquiari, presidente da organização Central Ashaninka do rio Ene, no Peru. Eles participam de uma viagem de 10 dias pela Europa, que incluiu Oslo, Genebra, Paris e  encerrou em Londres. 

Os indígenas devem protestar, nesta quarta-feira (2), em frente ao escritório londrino do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal fonte de financiamento dos projetos. Manifestação contará com a participação de ativistas de de organizações não governamentais britânicas. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...