sábado, 21 de maio de 2011

Professor do NAEA é premiado nacionalmente



O professor do Núcleo de Altos Estudo Amazônicos (NAEA) da Universidae Federal do Pará (UFPA), Saint-Clair Trindade, foi agraciado, este mês, com o V PrêmioMilton Santos, na categoria artigo. A honraria é concedida bianualmente pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) e será entregue, nesta segunda-feira, 23, durante XIV Encontro Nacional da Anpur, que acontece no período de 23 a 27 de maio, no Rio de Janeiro.


O artigo premiado foi “Cidades na Floresta: os ‘grandes objetos’ como expressões do meio técnico-científico informacional no espaço amazônico”, publicado na revista do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. No trabalho, são analisadas ascompany towns, cidades construídas pelos grandes projetos econômicos na Amazônia, para abrigar os trabalhadores das empresas.

“No artigo, é feita a diferenciação entre as cidades da floresta e as cidades na floresta.” As “cidades da floresta” eram, até a década de 1960, as mais comuns na região. Suas características de pequenas cidades e associadas frequentemente à circulação fluvial conferiam-lhes fortes ligações com a dinâmica da natureza, com a vida rural não moderna e com o ritmo da floresta ainda pouco explorada. As “cidades na floresta”, por sua vez, são aquelas que tendem a articular-se principalmente às demandas externas da região, fazendo da floresta um elemento de pouca integração aos novos valores da vida urbana, sendo mesmo sua negação”, explica o professor.

Homenagem – O Prêmio é uma homenagem ao geógrafo Milton Santos, que foi presidente da Anpur por dois anos e realizou estudos sobre a temática urbana no Brasil e na América Latina. A indicação para concorrer ao prêmio é feita por um júri escolhido pela Associação, o qual, depois, decide quais trabalhos serão os vencedores de cada categoria.

De acordo com o professor Saint-Clair Trindade Jr., o objetivo da honraria é estimular a pesquisa na área de estudos urbanos e regionais no Brasil. “Ser contemplado com o Prêmio representa o reconhecimento da pesquisa e da produção científica realizada na Amazônia e, ao mesmo tempo, estimula ainda mais a reflexão teórica e prática no âmbito dos estudos urbano-regionais, além de dar visibilidade à produção do conhecimento que vem sendo realizada em núcleos de referência na região, como é o caso do NAEA, do qual faço parte como professor, pesquisador e orientador de trabalhos de pós-graduação”, finaliza o professor.


Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...