quinta-feira, 26 de maio de 2011

UPIS realiza semana acadêmica de Geografia no dia 27 de maio

Encontro reúne personalidades e especialistas para debaterem a situação e os desafios da América Latina

No período de 23 a 27 de maio, a UPIS – Faculdades Integradas - promoverá a Semana Acadêmica de Geografia. O tema geral deste ano é América Latina: situação e desafios.

A América Latina merece destaque especial na Semana Acadêmica da Geografia, por ser um “quadro” cultural, econômico e natural imensurável; laboratório geopolítico por excelência. Segundo o Professor Fontenele, Chefe do Departamento de Geografia, o tema é de grande importância porque traz, para discussão, questões regionais de interesse da comunidade acadêmica da UPIS e, também, de Instituições de Ensino do Distrito Federal.

Em pleno Século XXI, em que a globalização procura velar a identidade do Estado como ator principal de seu território, é necessário refletir sobre esse processo na unidade entre os povos latino-americanos. São notórios os discursos que afirmam que a tendência globalizante destrói fronteiras e corrói Estados. Nesse contexto, os blocos econômicos e a União de Nações se apresentam como instituições intra-regionais capazes de nuclealizar os interesses dos membros em prol do bem comum das sociedades envolvidas, para fazer face aos interesses, estritamente econômicos, de países hegemônicos. Discutir esses aspectos no meio acadêmico é salutar, pois agrega valores ao processo de ensino e aprendizagem e abrem novos horizontes investigativos.

Os palestrantes irão debater assuntos de grande relevância, como: cultura, relações políticas e econômicas. No evento, também serão apresentados Trabalhos de Conclusão de Curso.

Para conhecer a programação completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...