americalatinaecaribe 244x300 Informativo de fevereiro sobre IDE na América Latina está disponívelJá está disponível o informativo de fevereiro sobreInfraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, em português, espanhol e inglês. Para baixar, clique aqui.
Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais(GSDI) tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP).
O boletim IDE-LAC se concentra em aspectos das IDEs e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Cariberelacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais.
O Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), entidade membro da GSDI, e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região. O boletim é preparado pelo IPGH para a GSDI.
SDI-LAC em português
versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e desde agosto de 2011 está sendo novamente publicada, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá.
Alguns destaques desta edição: IDE Globais e Regionais compreendem notas sobre a visão 2020 da Terra Digital; Colômbia como a mais recente UN-SPIDER RSO e a próxima reunião do CP-IDEA; entre outros. Seção IGS inclui uma chamada para a adesão. A divisão IDE Nacionais inclui atividades na Argentina, Belize, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai, incluindo iniciativas de IDEs locais e nacionais e serviços. Artigos e publicações incluem comentários sobre a revista MundoGEO que destaca uma visão geral sobre IDE na América Latina e Caribe, as Diretrizes NSGIC para distribuição de dados geoespaciais, os boletins mais recentes INDE e IDERA; e relatórios da CEPAL e UNU-IAS sobre a mudança climática na região LAC. Pesquisa Geospacial e Aplicações mostram o acordo entre Brasil e Colômbia para monitorar por áreas de inundações por satélite, um banco de dados de riscos costeiros, e dados de GPS para alertas de tsunami. Contém ainda oportunidades de capacitação e treinamentos; oportunidades de trabalho; conferências e eventos.

Fonte: MundoGeo