sexta-feira, 11 de maio de 2012

Situação do trabalho no Brasil 2000-2009

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou, em abril, a segunda edição do livro 'Situação do Trabalho no Brasil', que enfoca a primeira década dos anos 2000. A publicação resgata questões já abordadas em livro semelhante, 
produzido em 2000 para tratar dos anos de 1990, mas amplia as questões 
abordadas na primeira edição.

Neste segundo livro um esforço semelhante foi realizado com o objetivo de lançar um olhar retrospectivo sobre a primeira década do novo milênio. As perguntas que orientaram essa produção foram basicamente as mesmas: qual é a situação dos trabalhadores brasileiros? O que lhes aconteceu após uma década de mudanças na economia brasileira com impactos positivos sobre o mercado de trabalho?

Para traçar este retrato do início do século XXI, a equipe do Dieese procurou abordar os mesmos aspectos tratados no livro anterior, fornecendo elementos para uma leitura comparativa entre as décadas, por meio da consulta às duas publicações. A trajetória demográfica da população é analisada a partir da caracterização da família brasileira, perspectivas das taxas de natalidade, mortalidade, fecundidade e crescimento populacional, impactos das demandas sobre o mercado de trabalho e sistemas de proteção social.

Acesse o livro na íntegra na página:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...