terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cemaden desenvolve intercâmbio científico sobre desastres naturais com a Europa

Entidade vinculada ao MCTI discutiu estratégias de troca de informações técnico-científicas com europeus, além de receber pesquisador francês para palestra sobre inundações de várzeas urbanas.

Com o objetivo de promover o intercâmbio internacional de informações para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas que contribuam para minimizar os impactos dos desastres naturais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) segue o cronograma do projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, na ação "Colaboração em Desastres Naturais Brasil-Europa", com atividades previstas até junho deste ano.
Neste mês, pesquisadores, analistas do Cemaden, além de tecnologistas e operadores da Sala de Situação da entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), se reuniram para discutir as estratégias do intercâmbio técnico-científico com os europeus, de forma a ampliar as pesquisas envolvendo as áreas interdisciplinares de meteorologia, geologia, hidrologia e desastres naturais.
"O objetivo do Cemaden nas ações do Projeto Diálogos Setoriais UE-Brasil é desenvolver produtos, pesquisas aplicadas e ferramentas operacionais para o aprimoramento das técnicas de monitoramento e emissão de alertas de riscos de desastres naturais", afirmou o chefe de Pesquisas e Desenvolvimento do Cemaden, José Marengo.
O pesquisador André Paquier, chefe de Unidade de Pesquisa do National Research Institute of Science and Technology (Irstea), sediado em Lyon, na França, proferiu palestra aos profissionais do Cemaden, em São José dos Campos (SP) e também transmitidas por videoconferência à unidade do Cemaden de Cachoeira Paulista (SP). Especialista em hidráulica fluvial, com ênfase em vulnerabilidade e riscos de enchentes, rompimento de barragens e transporte de sedimentos, Paquier trouxe sua experiência em modelagem de ondas de cheias e abriu discussões sobre projetos de pesquisas sobre inundações de várzeas urbanas.
Próximos passos
Entre as atividades do Projeto Diálogos Setoriais UE-Brasil, está prevista uma visita ao Joint Research Centre (JRC), centro de pesquisas localizado na cidade de Ispra, na Itália, por pesquisadores do Cemaden. Uma primeira ida ao local aconteceu em novembro de 2015.
Fonte: Cemaden

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...