terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ONU-Habitat e governo do Brasil publicam estudos sobre desenvolvimento urbano sustentável

Agência da ONU e governo brasileiro disponibilizam pesquisas contendo recomendações para a implementação de políticas de saneamento básico, habitação social e mobilidade urbana, sobretudo nas cidades de países em desenvolvimento. Saiba como ter acesso aos estudos na matéria.
Políticas de habitação em cidades de países emergentes estão entre os temas explorados por pesquisas publicadas pela ONU-Habitat em parceria com o governo brasileiro. Foto: WikiCommons / Flickr (CC) / Alicia Nijdam
Políticas de habitação em cidades de países emergentes estão entre os temas explorados por pesquisas publicadas pela ONU-Habitat em parceria com o governo brasileiro. Foto: WikiCommons / Flickr (CC) / Alicia Nijdam
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com o governo brasileiro, disponibilizou seis estudos sobre temas associados ao desenvolvimento urbano sustentável. As pesquisas, organizadas em três tomos, contêm recomendações para a implementação de políticas públicas de saneamento básico, habitação social e mobilidade urbana.
A publicação e a condução dos trabalhos contaram com a participação dos ministérios do Meio Ambiente, das Cidades e das Relações Exteriores. A iniciativa pretende compreender os impactos do desenvolvimento econômico e suas consequências para o processo de urbanização em países emergentes, especialmente o Brasil.
A ONU-Habitat acredita que os documentos terão um papel importante no processo de preparação do país para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que acontece daqui a sete meses, em Quito, no Equador. “Esperamos que os resultados e as avaliações possam contribuir para a redução das desigualdades sociais e para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou a oficial nacional da agência da ONU no Brasil, Rayne Ferretti.
As informações contidas nas pesquisas podem fornecer, ainda, orientações quanto às funções das cidades que privilegiarem, em suas agendas, temas como sustentabilidade, igualdade de gênero, inclusão, justiça socioambiental e bem-estar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...