sábado, 9 de fevereiro de 2008

Livro gratuito sobre “Mapeamento de Riscos em Encostas e Margens de Rios”

Livro gratuito sobre “Mapeamento de Riscos em Encostas e Margens de Rios”
O livro “Mapeamento de Riscos em Encostas e Margens de Rios”, publicado pelo Ministério das Cidades, orienta equipes municipais a identificar e administrar áreas de risco. O conteúdo é didático e apresenta metodologia de análise de risco direcionada à realidade das cidades brasileiras com baixo custo de execução. “O objetivo é que a publicação se transforme em referência para municípios com problemas em períodos de chuva para reduzir risco de acidentes”, declarou o ministro das Cidades, Marcio Fortes.

O trabalho é fruto de parceria iniciada em 2004 entre a Secretaria Nacional de Programas Urbanos (SNPU) do Ministério das Cidades e o Instituto de Pesquisas tecnológicas de São Paulo (IPT). O objetivo era elaborar uma metodologia de mapeamento unificada, permitindo comparar e dimensionar as diversas situações de risco no país. Disponibilizado ainda naquele ano no sítio do MCidades com o nome de Material de Treinamento, ele tem sido utilizado em todos os projetos apoiados pela Ação de Prevenção de Riscos, no âmbito do Programa Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, como por exemplo, nos 66 municípios que estão elaborando seus planos de redução de riscos e nas atividades de capacitação de equipes municipais desenvolvidas em diversos estados brasileiros desde então.

O livro está sendo distribuído gratuitamente a prefeituras, governos de estado, universidades, institutos de pesquisas e outras instituições ligadas à prevenção de risco nos municípios. O conteúdo está disponível no sítio eletrônico do Ministério das Cidades – www.cidades.gov.br

Para o Diretor de Assuntos Fundiários da SNPU, Celso Carvalho, o livro além de instrumento para a redução de riscos, reúne orientações para lidar com deslizamentos. “Os gestores precisam saber agir na hora do desastre, que atinge comunidades todos os anos".

Clique aqui para acessar a publicação pela Internet.
http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/programas-urbanos/biblioteca/prevencao-de-riscos/ publicacoes-institucionais/mapeamento-de-riscos-em-encostas-de-margens-e-rios/


Cassiele A. M. Chagas
Geógrafa - Chefe de Divisão
CECEPAR/PMO Tel: (11) 3652 9302

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...