terça-feira, 20 de julho de 2010

1º Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas



O 1º Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas (Road Ecology Brazil 2010) será realizado na Universidade Federal de Lavras (MG) entre os dias 23 e 25 de agosto de 2010.
Multidisciplinar, o evento tem o objetivo de discutir as relações sociais, econômicas e ambientais da implantação de empreendimentos lineares. O congresso contará com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros especializados em ecologia de estradas, além de representantes de órgãos governamentais e ONGs dedicadas ao tema.
Entre os conferencistas, alguns dos destaques serão Richard Forman, da Universidade de Harvard (Estados Unidos) – considerado como o “pai” da ecologia de estradas –, Miriam Goosem e Willian Laurance, ambos da Universidade James Cook (Austrália), e Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
“O papel das estradas na dinâmica da floresta tropical”, “Modelagem visando à identificação de hotspots de atropelamento”, “Licenciamento ambiental: padrões mínimos de monitoramento e mitigação de impacto ambiental”, “Rodovias e floresta amazônica: biodiversidade e socioeconomia” serão alguns dos temas de conferências e mesas-redondas.
A programação contará ainda com a apresentação de minicursos sobre os temas “Introdução à ecologia de estradas”, “Delineamento, escalas e estatísticas para previsão de atropelamento de mastofauna silvestre de médio e grande porte” e “Introdução ao geoprocessamento e aplicações para conservação”.
Mais informações: www.dbi.ufla.br/roadecology 

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...