terça-feira, 5 de julho de 2011

UnB cria Google Earth do Brasil Colonial

Projeto, que ainda está sendo testado, funde recursos do site com cerca de 2 mil mapas da época do império colonial português. Primeira versão já pode ser vista
Além de ajudar pessoas conectadas a achar restaurantes ou fugir do trânsito, o Google Earth está dando uma mãozinha a historiadores e geógrafos que querem criar um mapa mais preciso dos altos e baixos do Brasil colonial. O projeto, coordenado pela Universidade de Brasília (UnB) e com participação de outras universidades, está fundindo os recursos do Google Earth com cerca de 2 mil mapas do império colonial português. Já é possível conferir parte do resultado. “Ainda é uma versão beta; aliás, é quase uma versão alfa”, brinca Tiago Gil, do Departamento de História da UnB.
Uma forma mais polida do site deve estar disponível no mês que vem, afirma Gil, que coordena o projeto, batizado de Atlas Digital da América Lusa, ao lado de Leo­nardo Barleta, da Uni­versidade Federal do Paraná. A ideia é sobrepor os mapas do Brasil-Colônia às imagens de satélite atuais, empregando também recursos interativos. Em vários casos será possível ver como o povoamento avançou e mapear com precisão os ciclos regionais de prosperidade (e bancarrota) durante a era colonial.
Uma das pesquisas do projeto, desenvolvida pelas bolsistas Mariana Leonardo, Rafaela do Nas­­cimento e Luiza Moretti, é so­­bre “cidades perdidas”. “São localidades que ou não cresceram ou tiveram sua ascensão e queda”, diz Gil. “É o caso de vários pontos, particularmente em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.”
Serviço
A primeira versão está disponível no endereço eletrônico atlas.cliomatica.com

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1143193&tit=UnB-cria-Google-Earth-do-Brasil-Colonial 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...