quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nasa publica mapa de incêndios detectados na Terra na última década


A Nasa publicou um mapa visual de incêndios ocorridos na Terra desde 2002, que revela que 70% deles ocorreram na África e somente 2% na América do Norte, informa nesta quarta-feira a agência espacial americana.

O mapa repassa os incêndios detectados entre julho de 2002 e julho de 2011 pelo espectrorradiômetro de imagens de resolução moderada (Modis) e pelos satélites Terra e Aqua.

São mostrados extensos incêndios de pastos no interior da Austrália e depois se transfere à Ásia, onde é possível observar um grande número de queimadas agrícolas na China desde 2004.

Entre julho e setembro de 2006, a Nasa captou uma enorme quantidade de incêndios na savana da África Central, provocados sobretudo pelas atividades agrícolas, mas também pela queda de raios.

"O que vemos aqui é uma muito boa representação dos dados por satélite utilizados pelos cientistas para compreender a distribuição mundial dos incêndios e determinar onde e como são a resposta à mudança climática e ao crescimento da população", explicou o especialista Chris Justice, da Universidade de Maryland.

Para ver as imagens, clique aqui.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...