domingo, 5 de fevereiro de 2012

Google lança ferramenta de alerta de desastres naturais


O Google anunciou na semana passada o Public Alerts, um serviço que oferece informações atualizadas e relevantes das condições climáticas em situações emergenciais e em desastres naturais, e também de furações, inundações, terremotos e tornados.

Com o serviço, que é integrado ao Google Maps, usuários podem acompanhar o desenvolvimento e evolução de desastres naturais que venham a acontecer. Oferece alertas e informações sobre a evolução da situação, previsões e demais dados relacionados. Em caso de terremotos, será possível ver a área afetada, o alcance, sua duração ou intensidade. No caso de tornados, a ferramenta permitirá ver a previsão da quantidade e locais das chuvas.

Quando o usuário clicar no mapa em “mais informações” sobre o alerta disparado, uma página irá mostrar todos os detalhes do evento, e de onde veio a informação do alerta. Também será possível visualizar todos os alertas ativos em uma única página, além de encontrar instruções sobre como contribuir com o centro de alertas.

Para compor o sistema, o Google utiliza dados fornecidos pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, Serviço Meterológico Nacional e também pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O serviço está disponível para os Estados Unidos, mas também inclui informações sobre fenômenos naturais em outros lugares do mundo, como por exemplo Colômbia e Grécia.

O Public Alerts pretende disponibilizar informações úteis também para autoridades locais, com recomendações para cada situação. Segundo o Google, o serviço poderá ser disponibilizado em outros lugares no futuro.


Fonte: MundoGEO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...